Home – Quem Somos
A AQUORA Tecnologia e Meio Ambiente Ltda. é uma empresa capixaba, criada em 2010 em Vitória/ES, especializada em soluções avançadas para a gestão integrada de recursos hídricos, combinando engenharia, ciência de dados, hidrologia, sensoriamento remoto e desenvolvimento de sistemas de informação.
Ao longo de sua trajetória, a empresa consolidou expertise técnica e capacidade reconhecida nacionalmente, atuando de forma inovadora nas áreas de planejamento, monitoramento, modelagem e análises hidrológicas, regionalização de vazões, regularização de usos da água e na modernização de órgãos gestores por meio da inovação e tecnologia de ponta.
Como empresa associada à Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), a AQUORA integra o ecossistema nacional de inovação tecnológica e é detentora de cartas de exclusividade para os sistemas SOUT (Sistema de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos) e MIRA (Monitoramento Integrado e Remoto das Águas), dois dos mais modernos sistemas de gestão de recursos hídricos atualmente utilizados por órgãos gestores no Brasil.
Ambos foram desenvolvidos pela empresa e incorporam inteligência computacional, automação de rotinas, análise espacial, integração com bases hidrológicas nacionais e mecanismos de análises hidrológicas e de suporte à decisão, assegurando maior eficiência, transparência e segurança operacional aos órgãos gestores.
Administrada pelos vencedores do Prêmio ANA 2020 – Pesquisa e Inovação Tecnológica, a AQUORA alia o conhecimento técnico-científico à inovação tecnológica para oferecer soluções em:
Para a solução de conflitos e suporte a políticas públicas.
Para mapear a disponibilidade hídrica nas bacias hidrográficas.
Para apoiar a outorga e os planos de bacia.
Para outorga, cobrança, monitoramento e fiscalização dos usos de recursos hídricos.
Para fornecimento, manutenções preventivas e corretivas e suporte técnico aos usuários.
Nosso propósito é ser o parceiro estratégico das instituições no desafio de tornar a gestão da água cada vez mais moderna, eficiente, ágil, segura e transparente, com inovação e tecnologia de ponta.
A AQUORA combina excelência em consultoria de engenharia com inovação em desenvolvimento de sistemas. Esse diferencial vem da atuação conjunta de uma equipe altamente qualificada liderada pelo: Dr. Felipe Marques, doutor em Planejamento e Gestão Integrada de Recursos Hídricos, vencedor do Prêmio ANA 2020 e com mais de 20 anos de experiência em docência e coordenação de projetos de inovação; e o Me. Thaylon Guedes, mestre em computação e também vencedor do Prêmio ANA 2020, com ampla experiência em sistema de informação para gestão de recursos hídricos. Essa integração garante soluções especializadas para gestão de recursos hídricos, diferentes de uma fábrica de software tradicional.
Com mais de 15 anos de projetos técnicos e tecnológicos, o time da AQUORA acumula experiência reconhecida em todo o país. A conquista do Prêmio ANA 2020, a mais alta distinção nacional em recursos hídricos, reforça a credibilidade dos profissionais da empresa em transformar conhecimento científico e tecnológico em soluções práticas e inovadoras para a gestão do recurso mais importante da Terra, a água.
Os sistemas desenvolvidos pela AQUORA não são apenas projetos-piloto: já estão em plena operação em um dos órgãos gestores mais rigorosos do Brasil, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). Plataforma como o SOUT e a MIRA apresentam mais de 14 mil acessos diários, demonstrando sua robustez, escalabilidade e confiança para a gestão pública. Ambos os sistemas são totalmente customizáveis e integráveis, podendo ser ajustados para atendimento de diferentes órgãos gestores.
A AQUORA alia inovação tecnológica ao conhecimento profundo sobre a regulação dos usos da água. O time da empresa é autor de importantes instrumentos normativos e técnicos, como o Manual de Outorga do Tocantins e os Sistemas de Outorga do Tocantins e de Minas Gerais, além de estar atualmente responsável pelo novo Manual de Outorga do Estado de Minas Gerais. Essa experiência em regulação garante soluções que respeitam os marcos legais e fortalecem a governança da água.
Graças à trajetória do professor Felipe Marques como fundador do Instituto de Engenharia da Universidade Federal do Tocantins e coordenador de projetos acadêmicos e profissionais, a AQUORA construiu uma rede sólida de colaboradores em todo o Brasil. Essa articulação envolve especialistas em meio ambiente, geografia, socioeconomia, ictiofauna, paisagem e diversas outras áreas, permitindo que cada projeto seja conduzido com a melhore técnica e com a máxima qualidade.
A AQUORA adota um modelo de governança ágil, estruturado com uma Administração Central e duas Diretorias Especializadas, uma para projetos de engenharia e outra para projetos de tecnologia.
O Dr. Felipe Marques possui um sólido background acadêmico, com graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental (2004) e mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola na área de Planejamento e Gestão Integrada de Recursos Hídricos, em uma das melhores faculdades do país, a Universidade Federal de Viçosa – UFV. Possui também mais de uma década de experiência como professor de Engenharia Civil na Universidade Federal do Tocantins (2011–2024), responsável pelas disciplinas de Fenômenos de Transporte, Hidráulica, Hidrologia, Geoprocessamento e Sistemas de Abastecimento.
Na UFT, coordenou o curso de Engenharia Civil por quatro anos (2012 – 2016), fundou e presidiu o Instituto de Engenharias, o Instituto de Atenção às Cidades – IAC (2016-2022) reconhecido nacionalmente pelos projetos de inovação e extensão tecnológica, com impactos reais na sociedade.
Reconhecido com o Prêmio ANA 2020 – Pesquisa e Inovação Tecnológica, Felipe consolidou sua carreira unindo ciência e inovação para a solução de problemas reais e a modernização da gestão dos recursos hídricos, com forte atuação na formulação de políticas públicas, estudos técnicos ambientais, desenvolvimento de sistemas de informação e solução de conflitos ambientais e de recursos hídricos.
Ao longo de sua trajetória, atuou como Coordenador Geral em diversos projetos estratégicos, incluindo:
• Centro de Inteligência Geográfica em Recursos Hídricos – CIG-RH/TO (2010);
• Sistema de Apoio à Decisão para Outorga do Tocantins – SAD-Outorga (2011);
• Plano da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas (2015);
• Sistema de Gestão de Alto Nível – GAN (2016–2023), pioneiro em automonitoramento o Brasil;
• Monitoramento Remoto de Captações em Rios da União (ANA, 2019-2021);
• Diagnóstico da Conformidade Ambiental e Segurança de Barragens no Rio Formoso (2021-2022);
• Plano de Manejo da APA Ilha do Bananal/Cantão (2024);
• Sistema de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos – SOUT (IGAM, 2023–2025);
• Sistema de Monitoramento Remoto Integrado das Águas – MIRA (IGAM, 2023–2025).
Combinando formação científica de excelência, experiência em coordenação de projetos estratégicos e reconhecimento nacional em inovação, Felipe atua como sócio-administrador da AQUORA, liderando a área de Engenharia com foco em soluções inovadoras para a gestão de recursos hídricos no Brasil.
O Me. Thaylon Guedes é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Tocantins – UFT (2016) e mestre em Computação pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2018), com ênfase na área do conhecimento “Sistemas de Informação e Inteligência Computacional”.
Desde o início da sua trajetória, atua no desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas à gestão de recursos hídricos, com foco em sistemas de apoio à decisão, modelagem de bancos de dados e integração de informações geográficas, hidrológicas e regulatórias.
É coautor de inovações reconhecidas nacionalmente, incluindo o Sistema de Gestão de Alto Nível – GAN (2016–2023), pioneiro no automonitoramento do uso da água no Brasil e vencedor do Prêmio ANA 2020 – Pesquisa e Inovação Tecnológica.
Na AQUORA, lidera o Núcleo de Tecnologia, sendo responsável pelo desenvolvimento de sistemas exclusivos e registrados no INPI, como:
• SOUT – Sistema de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos (2023–2025), em operação no Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM;
• MIRA – Monitoramento Remoto Integrado das Águas (2023–2025), plataforma que realiza monitoramento em tempo real da disponibilidade e demanda hídrica, em operação no IGAM.
Atuou ainda no desenvolvimento de sistemas estratégicos como o SAD-Outorga no Tocantins e o Sistema de Monitoramento Hidrológico – SMH (2023) voltado aos irrigantes, consolidando uma trajetória marcada pela inovação tecnológica aplicada à gestão dos recursos hídricos.
Combinando formação sólida em computação, experiência prática no desenvolvimento de sistemas críticos e reconhecimento nacional em inovação, Thaylon atua como sócio da AQUORA, liderando a área de Tecnologia, com foco em soluções computacionais para a modernização da gestão da água.
Entregamos soluções testadas e validadas por órgãos gestores de todo o país. Com sistemas em operação e milhares de acessos diários, a empresa comprova na prática sua eficiência, confiabilidade e alto impacto na modernização da gestão de recursos hídricos.
15 anos de experiência e reconhecida nacionalmente por modernizar a gestão de recursos hídricos no Brasil.