Home – Cases de Sucesso
A AQUORA acumula resultados expressivos em todo o Brasil, com projetos que transformaram a gestão hídrica e fortaleceram a segurança jurídica de órgãos e usuários. Cada projeto é uma prova do compromisso da AQUORA com inovação, eficiência e sustentabilidade.
Os administradores da AQUORA, Dr. Felipe Marques e Me. Thaylon Guedes, foram reconhecidos nacionalmente com o maior prêmio em gestão de recursos hídricos do Brasil, o Prêmio ANA, na categoria mais concorrida, devido ao desenvolvimento da solução técnica Gestão de Ato Nível (GAN), o primeiro sistema de monitoramento remoto da disponibilidade e da demanda hídrica do país e que foi responsável pela solução do conflito pelo uso da água na bacia hidrográfica do rio Formoso no Tocantins.
Os administradores da AQUORA, Dr. Felipe Marques e Me. Thaylon Guedes, lideraram a execução da solução técnica para a redução das incertezas associadas à disponibilidade hídrica dos cursos d´água e à demanda hídrica das captações para irrigação na bacia hidrográfica do Rio Formoso. Os estudos técnicos, as regras semafóricas e as regras de operação trouxeram clareza e impactos positivos, que resultam na extinção do processo judicial contra os produtores, com obrigações para o órgão gestor.
A AQUORA foi responsável pelos estudos técnicos que subsidiaram a sentença judicial que extinguiu a ação civil pública contra as captações e barragens do Rio Dueré. A partir da assinatura de Termos de Ajustamento de Conduta com o MPTO, propostos pela AQUORA, os irrigantes puderam buscar a regularização de suas atividades junto ao órgão gestor de recursos hídricos, incluindo o estudo técnico para a consideração das barragens no cálculo da disponibilidade hídrica para a outorga das captações.
A AQUORA foi responsável pelos estudos técnicos que subsidiaram a sentença judicial que extinguiu a ação civil pública contra as barragens elevatórias do Rio Formoso, estruturas essenciais para a agricultura irrigada no polo de irrigação do sudoeste do Tocantins. O trabalho avaliou a conformidade ambiental e a segurança das barragens e garantiu segurança hídrica e jurídica para os irrigantes, consolidando um marco nacional na regularização ambiental de barragens que beneficiam a irrigação.
A AQUORA foi responsável pelo desenvolvimento e atualmente gerencia os sistemas para o IGAM/MG:
Ambos os sistemas são de propriedade da AQUORA e estão em plena operação no IGAM, com até 14 mil acessos diários, comprovando sua robustez, escalabilidade e confiabilidade para a gestão pública.
A AQUORA coordenou os estudos técnicos de elaboração do plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental “APA Ilha do Bananal/Cantão”, a maior unidade de conservação do Tocantins. O trabalho avaliou os limites da unidade, caracterizou o meio físico, biótico e socioeconômico, propôs zonas de uso e manejo dos recursos naturais e programas e ações de estímulo ao desenvolvimento sustentável. Posteriormente, o material foi cedido ao Instituto de Atenção às cidades – IAC da Universidade Federal do Tocantins – UFT, para condução da Leitura Comunitária, necessário à aprovação no Conselho Gestor.
Com o apoio técnico dos administradores da AQUORA, o Projeto Ametista do Instituto Federal Goiano, campus de Cristalina, realizou um diagnóstico do uso da água do Polo de Agricultura irrigada do Planalto Central de Goiás. O projeto envolveu a implantação de estações piloto de monitoramento da disponibilidade e da demanda hídrica e o desenvolvimento de um portal espacial interativo, permitindo o acompanhamento remoto em tempo real, sobre a disponibilidade e a demanda hídrica.
A AQUORA é reconhecida nacionalmente pela excelência e inovação na gestão de recursos hídricos.
Em 2020, os sócios da AQUORA foram os vendedores do Prêmio ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) na categoria mais concorrida “Pesquisa e Inovação Tecnológica” pelo desenvolvimento do Sistema GAN – Gestão de Alto Nível, sendo esse o primeiro sistema do País a monitorar remotamente em tempo real, na mesma aplicação, a disponibilidade e a demanda hídrica, de cursos d´água e captações.
A AQUORA é associada à Associação Brasileira de Empresas de Software – ABES e detentora de duas cartas de exclusividade que a reconhecem como a única desenvolvedora e fornecedora autorizada dos sistemas:
Ambos os sistemas já foram testados, validados e estão em operação no Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM, apresentando até 14 mil acessos diários em ambas as plataformas.
Entregamos soluções testadas e validadas em órgãos gestores de todo o País. Com sistema em operação e milhares de acessos diários, a empresa comprova na prática sua eficiência, confiabilidade e impacto positivo na gestão dos recursos hídricos.
15 anos de experiência e reconhecida nacionalmente por modernizar a gestão de recursos hídricos no Brasil.